Testride: Harley Davidson Street Rod - primeiro estranha-se e depois...
Depois de uma semana inteira a conduzir uma Harley Davidson Roadster 1200cc (e que em breve partilharemos a experiência), a icónica marca norte-americana propôs que testássemos a nova Street Rod. Uma HD de 750cc que está apontada para ser uma das motas de entrada de gama da marca e para conquistar um público mais jovem.
Supostamente um dos problemas da marca é que o seu público está a envelhecer. Confesso que não acredito nisso. Novos ou mais velhos apreciam sempre uma das marcas de motos com mais personalidade do mundo motorizado. Leiam o que achámos deste modelo que andou connosco uma semana pelas ruas de Lisboa.
E foi ainda a pensar na Roadster que montei esta Street Rod. E logo nos primeiros segundos percebemos que as diferenças entre ambas são abissais. A primeira diferença é no barulho do motor. Falta o barulho típico das HD. O que é pena. E por isso estranha-se. Afinal estamos em cima de uma HD ou de uma japonesa? Contudo, quem pensa que “isto” não é uma Harley está enganado. Mesmo que seja um pouco diferente, não sejamos “Velhos do Restelo”, o espírito está lá.
A posição de condução é igualmente estranha, porque as pernas estão muito dobradas, demorando uns dias a habituarmos. Nada que não se faça, mas de início causa grande estranheza. Contudo, a posição dos braços é impecável. Como este modelo tem um guiador direito, mantemos os braços quase na horizontal, mas sem nos cansarmos. Se calhar é aqui que percebemos a razão das pernas estarem naquela posição “estranha”.
Depois, com o hábito, faz algum sentido para conduzirmos entre o trânsito urbano. A máquina e nós ficamos mesmo em sinergia.
O aspecto deixa enganar os menos conhecedores das motas. Dos dias em que andei com a Roadster, foram vários os Harlistas que me cumprimentaram na estrada. Com este modelo tal não aconteceu. É importante? Não, nada. Mas dá para avaliar o (re)conhecimento dos modelos mesmos para os fãs da HD.
Em termos de condução, e passados os primeiros dias de habituação é uma mota fácil de conduzir, com pinta e com um bom arranque. Não é pesada, mas não dá para facilitar, quem tem uma 125cc leve e passa para esta (como eu) tem ali uns dias em que andamos a pisar ovos, sobretudo nas movimentações a baixa velocidade. É tudo uma questão de experiência.
Na parte ciclística - e vamos lá ver se um tipo como eu, que apenas conduz motas há menos de um ano, acerta com as nomenclaturas dos especializados - a mota mostra-se firme nas curvas mais rápidas e mesmo quando vamos devagar as manobras correm razoavelmente bem. Apesar de ter um perfil muito diferente daquilo que até ao momento conduzi - sendo o mais parecido com a CB 500 com que tirei a carta, esta Harley Davidson é robusta e segura.
Resumindo: é uma excelente mota, e que pede momentos de estradas livres. Tem aquele senão de emanar um calor brutal para o condutor, o que em dias quentes representa um grande incómodo.
Em todas as motas que tenho andado até agora (Honda, Mash, Moto Guzzi, Harley, Piaggio, Benelli) faço sempre um pergunta: comprava-a para mim? Depois de cinco dias a testar digo-o sem problemas: era uma mota que comprava. Não tanto por ser uma Harley Davidson, porque é aí que falha (ainda) alguma ligação à marca, mas pelas sensações que ela me provocou desde o início. Primeiro estranhei e depois continuei a estranhar. Mas não gosto de coisas fáceis, farto-me delas facilmente e vi ali um início de relação interessante com esta Street Road, não estivesse o meu coração já ocupado pela HD Roadster que testei uns dias antes. Voltando à Street Rod, é uma excelente opção dentro das 750cc.
Os pontos positivos:
- É uma boa mota. Uma boa 750cc. Ágil q.b. na cidade
- Um excelente ponto de partida para customização.
- O consumo não é mau. Cerca de 4,5l aos 100.
Os pontos negativos:
- Aquece muito. Mesmo muito. É uma mota que a andar em estradas rápidas e com curvas ou mesmo na auto-estrada é um verdeiro prazer. Uma vez em cidade, o calor que o motor emana chega a ser insuportável.
- Falta um certo toque mais Harley.
Avaliação (de 0 a 5):
Consumo: 4
Estética: 3
Motor: 4
Condução: 4
Preço: 4
Total (num máximo de 25): 20