Radiador não entra
Há pelo menos duas coisas que podemos louvar nos alemães: os tipos não só sabem fazer bons carros, como têm jeito com as palavras, sobretudo quando se trata de sintetizar algo que nós por cá acabamos sempre por complicar.
Veja-se o caso de Luftgekühlt. Não é mais do que o vocábulo alemão que resume as palavras “refrigerado a ar”. E, mais do isso, é também o nome de um encontro exclusivo de carros Porsche exactamente com motor boxer.... arrefecido a ar. Mas aqui já houve dedo de um americano, no caso Patrick Long, um dos dez pilotos de fábrica da Porsche, que venceu as 24 Horas de Le Mans na categoria GT duas vezes, em 2004 e 2007, e que participou na prova até 2016.
A quarta edição do Luftgekühlt teve lugar no Porto de Los Angeles, no último dia 7 de maio e durou apenas um dia. Não é defeito, é feitio. Ao contrário dos grandes eventos monomarcas, o evento tem a duração de apenas um dia e quem não foi vai ter de esperar pela próxima edição, já no ano que vem.
Para compensar, fica o registo fotográfico de Kevin Consuegra e Benjamin G. Levy, onde podemos avaliar (“babar” é o termo) com o nível dos modelos presentes. Dos originais aos modificados, passando pelos de competição, todos espelham bem o espírito do Luftgekühlt, com todos os carros, de todas as eras até o fim da década de 1990, juntos no mesmo local. É caso para dizer: wunderbar!