Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Like A Man

Like A Man

Peixola: um restaurante para partilhar

Taco_polvo.jpg

 

Será uma das vantagens desta coisa de ser “blogger” (à falta de termo melhor para definir esta nossa condição). Receber convites para inaugurações, estreias e testes de produto, marcas e, neste caso, restaurantes. O convite chegou com o propósito de assistirmos, provando, à apresentação na nova carta do restaurante Peixola, com a assinatura do Chef Vitor Hugo, ex-responsável pelos sabores do Eleven e 100 Maneiras. Um óptimo cartão de visita, pensámos.

 

Como homens curiosos e educados que somos, lá estávamos à hora marcada, um final de tarde de um dia de semana. Para quem ainda não conhece o espaço e o conceito, o Peixola fica na Rua do Alecrim, bem no coração de Lisboa, próximo, por exemplo, do São Luiz, do São Carlos, do Trindade e de toda uma animação que tende a terminar tarde. O que terá ditado a opção pelo conceito: um restaurante com um ambiente sofisticado e intimista, centrado num enorme balcão com capacidade para 30 pessoas, onde todos acabam por poder ver-se uns aos outros. Bom para o convívio e para as conversas informais, portanto. Para os mais reservados, há ainda a opção das tradicionais mesas. Talvez mais apropriadas para aquele primeiro “date”, onde a conversa é, idealmente, a dois.

 

Espaco3.jpg

Espaco8.jpg

 

Mas o conceito não se esgota no balcão, nada disso. Ora vejam: o Peixola só está aberto para jantar e de quarta a sábado tem “Maré Alta”, um horário especial que mantém as portas abertas até às 02h00. Óptimo para receber os mais notívagos.

 

Mas, afinal, o que se come (e bebe) por aqui?

 

A nova carta Peixola introduz uma combinação de pratos inovadores que evidenciam a simplicidade e riqueza dos ingredientes, aqui com twist do Chef Vitor Hugo e sob a influência das diferentes cozinhas do mundo. “Gravlax de salmão com zimbro e molho de endro”, “Ostras com maracujá e espuma do mar”, “Sopa fria de clorofila de espinafres com garoupa marinada e pó de avelã” (fotos em baixo) ou “Taco de polvo com molho de caril vermelho e coentros” (foto de topo) são apenas algumas das sugestões desta nova carta. Sugestões que nos foram apresentadas e que provámos com um sorriso na cara. Um sorriso na cara e um copo na mão. É que o Peixola aposta também, e muito, na carta de bebidas. Os vinhos e espumantes ganham nesta nova carta um protagonismo especial, onde reinam os cocktails, especialmente à base de Rum.

 

Ostras_com_Maracuja2.jpg

Sopa_Clorofila2.jpg

 

No nosso caso, e por sugestão do Filipe que já havia visitado a Espumantaria do Petisco (do mesmo grupo do Peixola), ficámos pelo Espumante “Da Casa”. Uma experiência diferente para mim, acompanhar toda uma refeição com espumante, mas muito interessante. Diz quem provou, que os cocktails são muito bons.

 

Para fechar, ficámos pela recomendação do Chef, um petit gateau de caramelo com gelado de frutos vermelhos, e... bom, não sendo nós propriamente tímidos no uso que fazemos da língua portuguesa, ficamos um pouco sem palavras para descrever aqueles minutos (poucos) que decorreram entre a primeira e a última colherada desta verdadeira bomba de sensações.

 

VitorHugo_Nuno.jpg

 

Uma nota final para agradecer o convite e a simpatia do Chef Vitor Hugo (uma verdadeira “rock star”) e do Nuno Correia Pereira, um dos mentores deste projecto, mas também para dizer que toda esta experiência está disponível também nas plataformas Glovo e Uber Eats, o que torna possível experimentar toda a carta em casa ou, até, surpreender num jantar de amigos. O balcão, esse, é inamovível, pelo que pudemos perceber. Mas merece uma visita, sem dúvida. E nós vamos voltar, com toda a certeza.

 

Peixola

Área total do espaço: 100m2

Lugares sentados: 30 lugares ao balcão e 8 lugares em mesa

Horário: Domingo a 2ª das 19h às 0h00, 4ª a sábado das 18h às 02h00

Preço médio: 25€/30€

 

DaCasa2.jpg

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.