Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Like A Man

22 de Abril, 2020

Nvidia Shield TV: A melhor experiência que pode ter no seu televisor 4K

LiAM

_FER8982.jpg

Texto por Fernando Marques:

A recente decisão de adquirir um televisor 4K levou-me a deambular pela oferta de aparelhos de streaming existentes no mercado. O televisor – apesar de ser smart (esperto) e de ter um leque de especificações bastante bom para o preço – sofre do problema da maioria das atuais smart tv’s – o sistema operativo deixa muito a desejar, revelando aquilo em que os fabricantes menos investem. 

_FER8950.jpg

A exceção são os televisores com Android TV, um sistema operativo que utiliza a conhecida plataforma da Google e está otimizado para funcionar numa televisão. O problema é que são poucas as marcas que optam por esta solução, a que comprei incluída.

Obviamente que o televisor funciona, a componente “esperta” já vem com as aplicações (apps) mais populares instaladas, e até permite ler ficheiros a partir de um disco ligado na porta USB ou na rede. Então, qual é o problema? A disponibilidade de apps é reduzida e raramente são atualizadas e o desempenho, sobretudo, a ler ficheiros na rede é, no mínimo, sofrível. Mais uma vez, a maioria dos fabricantes não se preocupa muito com este aspeto. 

_FER8946.jpg

A solução passa por adicionar um aparelho de streaming que funcione com o Android TV. Há muitos no mercado, alguns até a preços bem acessíveis. Testei um destes e a experiência não foi gratificante porque a versão do Android TV não era a mais recente e as especificações de hardware eram demasiado modestas. Na busca de uma solução, tropeço na Shield, da marca Nvidia, que conhecia sobretudo por fabricar placas gráficas para PC.

Mas este é um aparelho para ser ligado a um televisor, que tanto pode ser de última geração, como um mais antigo – ainda não smart, e assim, ganhar esta funcionalidade. Distração minha, pois o Nvidia Shield já existe há cinco anos, num formato que se assemelha a uma mini consola de jogos. 

Agora a Shield TV surge num formato menos ortodoxo (cilíndrico), em que é nas extremidades que se ligam os cabos de rede, HDMI e de corrente. Não menos estranho é o comando, com um formato triangular, mas que acaba por se revelar bastante ergonómico na sua utilização. Assenta bem na mão, os botões são retoiluminados, ativando-se quando o levantamos (questiono-me porque não são todos assim) e como funciona por Bluetooth, não é preciso apontar para a Shield para controlar as definições.

maxresdefault[1].jpg

Recomendo ligar a Shield TV na entrada HDMI do televisor que diz ARC (audio return channel) e assim pode controlar os dois aparelhos com apenas um comando e sempre que ligar a Shield TV o televisor muda automaticamente para a entrada certa. O interface do sistema operativo Android TV é simples mas refinado: o ecrã principal mostra-nos um resumo do conteúdo mais recente das aplicações, que pode ser personalizado à nossa vontade. 

A lógica de utilização dos botões no comando é a mesma que utilizamos num smartphone com Android, mas existe um botão de acesso direto à Netflix, o que se traduz numa experiência de utilização muito agradável. Não há a app da Apple TV, mas a lista de aplicações disponível é vasta: Google Play, Amazon Prime Video, Netflix, YouTube, RTP Play, HBO, Plex, Vimeo, só para enumerar algumas. Há ainda outras formas de entretenimento, como os jogos para Android e o serviço de streaming de jogos Nvidia GeForce Now, em que a maioria dos jogos é paga, embora alguns se possam experimentar gratuitamente, basta adicionar um comando bluetooth que pode ser da Nvidia ou outro. 

Além do funcionamento nativo para as apps, a Shield TV suporta também a funcionalidade Chromecast 4K, que no fundo permite enviar praticamente qualquer conteúdo do smartphone, Android ou iPhone, tablet ou até do computador, sem fios para o televisor. Se não gosta de andar às voltas com menus, o Google Assistant vai ser o seu novo melhor amigo, é só carregar no botão do microfone e falar com o Assistant. É possível iniciar aplicações, controlar o volume e procurar séries, filmes ou músicas. A voz pode assim ser usada para controlar funções como play, próxima música e até um tempo específico num tema que esteja a tocar no Spotify, num filme ou série. Tudo isto é fantástico, mas o que é verdadeiramente espantoso é o que a tecnologia utilizada pela Nvidia que faz uso de AI (inteligência artificial) para fazer upscale (esticar) conteúdos sub-HD, e HD para 4K com resultados impressionantes. Aqui, a Nvidia está noutro “campeonato”, pois conseguir esticar conteúdos em HD para preencher um ecrã 4K, com quatro vezes mais pixéis, não está ao alcance da maioria dos aparelhos de streaming. Em cenas com muito detalhe, a Shield TV leva-nos a crer que estamos a ver algo que está originalmente em 4K. Paisagens urbanas ficam incrivelmente nítidas, enquanto rostos, automóveis e até vida selvagem melhoram significativamente. Embora seja preferível que o conteúdo HD seja recente, funciona igualmente bem com algo mais antigo – a melhoria é notória, por exemplo, nas primeiras temporadas de da série Twin Peaks.

 

Preço: 159€ disponível em: www.pcdiga.com/box-nvidia-shield-tv-2019-4k-hdr

 

Especificações:

Processador: Nvidia Tegra X1+
MemóriaRAM: 2 GB 
Armazenamento: 8 GB + microSD card
Conectividade: wifi ac, Bluetooth 5, gigabit ethernet, HDMI 2.0b (HDCP2.2)
Sistema operativo: Android TV (Android 9 Pie)
Formatos suportados: até 4K @ 60Hz, Dolby Vision, HDR10, Dolby Atmos, TrueHD and Digital Plus, DTS-X
Dimensões: 40mm diâmetro, 165mm comprimento
Peso: 137g