Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Like A Man

Like A Man

Novo ano, novos hábitos.

Está aí um novo ano à porta, e com ele vêm novos desafios, novas aventuras e, se tudo correr bem, muito sucesso. Mas este não surge por acaso. Exige trabalho, claro, e algumas estratégias que nos ajudam a ser mais bem sucedidos. Prontos para conhecer algumas?

sucesso2.jpg

Muitos especialistas referem que começar o dia da melhor maneira vai ter uma enorme influência na forma como o resto da jornada de trabalho se desenrola. A questão é que muitas vezes não fazemos ideia de como devemos organizar melhor o início da nossas manhãs e, em consequência disso, prosperar no trabalho.

 

É aí que entra o LiAM. Sim, vamos dar uma ajuda. Começamos por dizer que uma das chaves para atingir esse objetivo é criar hábitos. E deixamos alguns exemplos de coisas que pessoas bem-sucedidas costumam fazer nos 10 primeiros minutos da sua jornada de trabalho. Inspirem-se e bom ano, meus senhores:

 

1. Acordar à hora certa

Será algo com que todos nos identificamos. Quantas vezes não acertamos o despertador mesmo para a última hora possível, ou nos deixamos ficar aqueles “mais 10 minutinhos” na cama, com prejuízo para a paz e tranquilidade com que fazemos tudo o resto que se segue até chegarmos ao trabalho? Errado, meus senhores. Quando andamos a correr para chegar ao trabalho (ou chegamos atrasados), já estamos a começar mal o dia e, pior, pode ser algo que prejudica todo o resto do dia.

Por isso, fica o conselho: acordem na hora certa, tomem um bom pequeno-almoço, nas calmas, e programem a manhã para terem tempo suficiente para chegar ao trabalho sem correrias. Vão ver que os dias até correm melhor.

 

2. Dedicar algum tempo à reflexão

Alcançar os melhores resultados requer que façamos uma reflexão sobre onde estivemos, onde estamos e onde queremos chegar. As pessoas de sucesso passam algum tempo em silêncio e sozinhas para reflectir.

Há perguntas que devemos fazer a nós próprios com alguma frequência. Perguntas como: "Que passos dei em direcção aos meus objetivos até agora nesta semana – ou na semana passada? Qual é o status atual do meu projecto? O que preciso realizar hoje para melhorar a actual situação do projecto?". Que tal adoptarmos este hábito nas nossas manhãs?

 

3. Parar e respirar

Sim, parece simples, mas pensem bem. Quantas vezes chegamos ao escritório e nos deparamos com telefones a tocar, pessoas a discutir sobre o atraso de um projeto e a correr para a nossa mesa antes mesmo de nos sentarmos. Está dado o mote para começarmos o dia com o pé errado, já que é bem provável que nos deixemos levar por esse clima de confusão.

Para isso não acontecer, fica a dica: ao chegarem no escritório, tirem um momento para se sentirem presentes e garantir que vão tomar as rédeas do vosso dia, em vez de permitir que seja ele – o dia – a assumir o controlo.

O mesmo se aplica para um dia que até começou calmo e depressa se tornou caótico. Calma, senhores. Respirem fundo e percebam que o mundo não vai acabar (por muito que o vosso chefe pense que sim). Mentes tranquilas são mais eficazes, lembrem-se.

 

4. Organizar a área de trabalho

Não conseguir encontrar as coisas na nossa própria mesa de trabalho é uma tremenda perda de tempo, e que pode causar uma indesejável frustração. Tirar um tempo para arrumar a secretária não só nos permite encontrar tudo o que precisamos com facilidade, como nos permite “mergulhar” no trabalho com outro prazer. Afinal, é muito mais simpático chegar de manhã e sentarmo-nos a uma secretária impecavelmente arrumada do que parecer que chegámos ao local de trabalho do....

 

5. Levantar, alongar e caminhar

De novo, algo que parece banal e até desnecessário, mas que, bem vistas as coisas, é de uma enorme importância. Quem trabalha o dia todo sentado numa secretária deve perceber a importância de alongar o corpo para melhorar a circulação sanguínea antes de ficar um longo período de tempo sentado.

Meus senhores, pela vossa saúde considerem andar ou ficar de pé nos primeiros minutos do vosso dia de trabalho; isto pode lhe dar uma sensação de maior controlo e ajudar a lidar melhor com a agenda do dia.

 

6. Rever a lista de “TO DOs” e criar prioridades

Num mundo em que tudo parece super importante e urgente, cabe-nos a nós mantermo-nos atualizados sobre as nossas prioridades e tarefas. E aqui não nos devemos limitar a fazer apenas uma lista; é importante que consigamos criar uma hierarquia realista para os projetos que temos em mãos e devemos ir terminando ao longo do dia.

E aqui fica mais um conselho: é naturalmente vital que coloquem as tarefas mais importantes em primeiro lugar. Embora os projetos menos agradáveis, mas críticos, sejam facilmente atirados lá mais para a frente no dia, o ideal será aproveitar o período da manhã, onde a nossa energia é mais forte, para enfrentar as tarefas mais difíceis.

 

7. Visualizar o sucesso

Imaginando os resultados positivos dos projetos que temos em mãos, podemos organizar-nos e determinar os passos necessários para obter os resultados desejados. Isso vai ajudar-nos a lembrar a necessidade de manter o plano e de nos concentrarmos nas coisas que são verdadeiramente importantes, e não simplesmente urgentes.

Atravessar mentalmente o dia também pode ajudar a ver onde os potenciais desafios podem estar, de acordo com a forma como programámos o nosso dia, e fazer os ajustes necessários.

 

8. Fazer uma coisa de cada vez

Meus senhores, não liguem ao que as mulheres dizem de nós. Sim, somos perfeitamente capazes de realizar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo. A questão é que não o devemos fazer, pelo menos não no trabalho. E não somos nós que o dizemos. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Standford descobriu que realizar multitarefas é menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez.

Ainda que possa ser tentador realizar diversas tarefas ao mesmo tempo durante a manhã – quando temos muitas coisas para fazer, toneladas de energia e parece que conseguimos fazer até três coisas ao mesmo tempo – não devemos fazer. Até porque isso pode definir o ritmo do nosso dia inteiro, e deixar-nos agitados/frustrados para o resto do horário de trabalho. A evitar, portanto.

 

  1. Dizer "não"

Profissionais bem-sucedidos sabem como mitigar distracções para maximizar os seus primeiros minutos no escritório. É possível dizer "não" aos seus colegas de forma diplomática e educada, basta que se proponham a dar atenção à situação num momento posterior.

 

  1. Bloquear a negatividade

As pessoas de sucesso não levam pensamento fúteis ou lembranças de acontecimentos maus para a mesa do trabalho na manhã seguinte. É preciso colocar este tipo de pensamento dentro de uma "caixa" e deixá-los lá para começarmos a semana de trabalho com a cabeça limpa.

 

  1. Sorrir

Muitas pessoas bem-sucedidas têm por hábito com começar as suas manhãs com um simples sorriso – seja graças à "piada do dia" que recebem no e-mail, uma lembrança divertida, ou qualquer outra tradição que tenham criado para rir todas as manhãs. Sem dúvidas, esta será uma boa maneira de começar o dia com o estado de espírito correcto.

 

  1. Tirar um momento para sermos gratos

Parece um pouco conversa da “banha-da-cobra”, mas a verdade é que nos habituámos a ser críticos em relação ao que há de menos bom na nossa vida, e pouco – muito pouco – gratos pelo tanto de bom que temos (e com que outros apenas podem sonhar).

Para que isso que não aconteça, fica o conselho: que tal começarmos o dia a identificar algo pelo qual sejamos gratos, seja relacionado com a nossa vida pessoal ou profissional? Agradecer pode ser motivador, além de nos ajudar a lembrar das coisas boas que nos acontecem. Como um bom banho quente logo pela manhã, por exemplo. Experimentem, senhores.

 

  1. Verificar estrategicamente o e-mail

Na era dos smartphones, é muito fácil chegarmos ao escritório já stressados com os emails que lemos à pressa no telefone a pedir algo urgente ou de que já nos tínhamos esquecido.

Também aqui é importante não perder a calma e ter sempre bem presente a tal lista de prioridades. Com facilidade podemos estar a considerar a lista de prioridades de quem nos enviou o email em detrimento da nossa.

Por isso, vamos com calma e dedicar algum tempo, no início da manhã, por exemplo, para priorizar os emails que vamos responder, logo naquele momento ou mais tarde. Sim, esta é uma parte importante do planeamento do dia. Sejam estratégicos, meus senhores.

 

  1. “Tomar” uma dose de motivação

Não sendo algo que dure para sempre, a motivação pode – e deve – ser reabastecida com alguma regularidade. Ouvir ou ler histórias inspiradoras podem ajudar-nos a encarar o dia com outro ânimo e disposição.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.