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Like A Man

28 de Setembro, 2020

Jaguar i-Pace: felino elétrico com pedigree

Filipe Gil

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Texto e fotos por Fernando Marques:

Restam poucas ou nenhumas dúvidas quanto à Tesla ser a marca de automóveis elétricos sinónimo de… carros elétricos. A sua tecnologia é, simultaneamente, a referência e o alvo a «abater» pelos restantes fabricantes. Inesperado, talvez seja o facto de a única resposta à altura ter surgido por parte da britânica Jaguar.

Estranha-se menos se nos lembrarmos que esta foi a primeira a juntar-se ao campeonato de Formula E criado em 2016 e, posteriormente, a criar o e-Trophy, o primeiro campeonato internacional para automóveis 100% elétricos de produção, disputado justamente com o i-Pace. 

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O felino elétrico não deixa ninguém indiferente à sua passagem, criando em quem o vê alguma confusão quanto à sua classificação. Se, por um lado, parece um coupé desportivo, quando subimos a suspensão pneumática (opcional) passa a ser um SUV, capaz de enfrentar algum fora-de-estrada sem dificuldade. No entanto, se as jantes escolhidas forem as opcionais de 22”, as capacidades todo-o-terreno ficam bastante comprometidas. Já a dinâmica em estrada parece beneficiar do contacto extra com o chão que os pneus mais largos permitem, ao demonstrar um excelente comportamento em curva. Para isso muito contribui a ótima distribuição de peso entre eixos de 50/50 e o baixo centro de gravidade, obtido com a integração das baterias na estrutura, sob o piso no centro do carro aumentando assim também a rigidez torcional. 

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Em marcha, o conforto é notório mesmo quando circulamos em estradas e ruas com mau piso. As irregularidades são absorvidas com suavidade graças à suspensão pneumática (opcional) e à escolha, por parte da marca, por uma solução de triângulos duplos na dianteira e multibraços independentes na traseira, conseguindo assim um dinâmica ao mesmo tempo refinada, mas também desportiva. 

O que faz este elétrico mexer são dois motores síncronos com uma potência combinada de 400 CV (294 kW), um por cada eixo para tração integral com vetorização de binário, de forma a conseguir transmitir os 696 Nm de forma eficiente às quatro rodas. Num mundo habituado há cem anos a automóveis ruidosos, o silêncio é uma bênção, mas pode ser um problema quando confiamos na audição para perceber quando um carro se aproxima. Por isso, a Jaguar dotou o i-Pace de um sistema que emite um som quando circula a baixa velocidade – especialmente útil para alertar os peões na cidade. 

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Muito espaço e bons consumos

A habitabilidade é irrepreensível. Com espaço disponível, à vontade, para cinco ocupantes, digno da classe acima da que se insere, sendo as suas dimensões comparadas a um Porsche Macan, com a volumetria interior às de um Cayenne. A posição dos bancos é elevada devido à colocação das baterias no fundo do piso, o que confirma a apreciada característica de SUV e por não existir um túnel de transmissão, os ocupantes dos dois lugares atrás são os que mais lucram, especialmente, o lugar do meio. Espaço de arrumação para objetos também não falta, tanto à frente como atrás, onde além das tradicionais bolsas nas portas e nas costas dos bancos da frente, há também debaixo dos bancos traseiros um espaço para se guardarem laptops ou tablets. Para as bagagens temos 505 litros ou 1 163 litros com os bancos rebatidos disponíveis na mala e mais um pequeno espaço na frente, sob o capô que dará para uma pequena mochila. 

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Uma vez instalados no lugar do condutor existem nada menos do que três ecrãs, em que podemos ver diferentes tipos de informações: o quadrante totalmente digital pode ser configurado para mostrar toda a informação relevante, além do velocímetro, assim como o GPS. Nos outros dois ecrãs tácteis, no principal superior de 10” controla-se todo o infoentretenimento; no inferior, mais pequeno de 5”, e não tão prático de utilizar (pois obriga a olhar para baixo) é utilizado, sobretudo, para controlar o sistema de climatização. 

Prontos para arrancar, podemos escolher entre os modos Eco ou Dynamic, sendo o primeiro aquele com que se conseguirão obter melhores consumos, logo uma maior autonomia. Há ainda um botão específico que aciona um modo fora-de-estrada com controlo de progressão em todas as superfícies (ASPC), no caso de o percurso assim o exigir. Ao fim de algum tempo de habituação à condução do i-Pace damos por nós a utilizar apenas o pedal do acelerador até mesmo para quase parar, utilizando o método que a marca chama de “condução com apenas um pedal”: utiliza a travagem regenerativa sempre que desaceleramos para carregar as baterias, a qual pode ser configurada de forma a deixar deslizar mais ou menos o carro, conforme a preferência do condutor. 

Dos 470 km de autonomia com 95% de carga da bateria, percorremos 361 km em auto-estrada, cidade e estrada nacional, chegando ao posto de carga rápido (50 kW) com a bateria nos 32%. A média de consumo fixou-se nos 25.3 kWh/100 km, acima do valor anunciado pela Jaguar de 24,8 kWh/100 km em TEH (Teste Energético Alto). Demorou cerca de duas horas até ficar completamente carregado e custou 10,53€ com um valor de 0,09€/minuto. O pagamento é feito com um cartão solicitado ao mesmo fornecedor de eletricidade de casa, sendo o custo imputado à fatura mensal. 

De notar que a bateria de iões de lítio de 90 kWh do i-Pace demora cerca de 40 minutos dos zero aos 80% num posto de carregamento rápido de 100 kW (infelizmente ainda há poucos), já com uma wallbox de 7 kW o tempo de recarga dos zero aos 80% é de dez horas. 

Quando a única coisa disponível é a tomada doméstica, se ainda tivermos 10% de carga na bateria, temos pela frente cerca de 30 horas de espera até ficar totalmente carregada. Os números não envergonham o legado da marca, quando o i-Pace demora 4,9 segundos dos zero aos 100 km/h, sendo a velocidade máxima de 200 km/h, com um comportamento em curva exemplar para um carro que passa das duas toneladas de peso. O futuro da mobilidade elétrica ficou ainda mais excitante com o novo felino da família Jaguar.

 

i-Pace X590 EV AWD 5DR SWB S 400PS

Preço: a partir de 81.738,18€

Opcionais: 

Suspensão pneumática 1633€
Jantes de 22 polegadas 6201€
Pintura metalizada 1023€
Bancos Performance 9000€

Ficha técnica:

Motor: Dois elétricos, síncronos
Potência: 400 cv (294 kW) ou (2x200 cv)
Binário: 696 Nm ou (2x348 Nm)
Bateria: Iões de lítio
Capacidade útil: 90 kWh
Tempo de carga: (0-80%)40 m a 100 kW/+10h a 7 kW 
Transmissão: Tração Integral
Caixa de velocidades: Automática de 1 velocidade 
Suspensão Frente McPherson Suspensão Traseira multibraços
Travões: F/T Discos ventilados
Dimensões e Capacidades: Compr./Largura/Altura4,682/1,895/1,565 m
Distância entre eixos: 2,99mMala505-1163 litros
Pneus: F8,5jx18 - 235/65 R18Pneus T8,5jx18 - 235/65 R18Peso2208 kg
Relação peso/potência: 5,52 kg/cv 
Prestações e consumos oficiais: Vel. máxima200 km/h Acel. 0-100 km/h4,8 s
Consumo médio: 24,8 kWh/100 km Autonomia: 480 km
Garantias/Manutenção: Mecânica 2 anos sem limite km Pintura/Corrosão-Bateria 8

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