Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Like A Man

04 de Junho, 2018

Há uma ecopista para descobrir no Dão. E, sim, é incrível!

João NC

0244-EcoPista2011-06-23-copia.jpg

 

Se apenas conhecem o Dão pela Região Demarcada – o que não está mal de todo – preparem-se para ficar surpreendidos. A Ecopista do Dão, não só é mais longa do país, como é daquelas coisas que nos faz exclamar: “Sou menino para fazer isto!”.

 

São 49,2 quilómetros de um percurso que começa em Santa Comba Dão junto à margem do rio Dão e do seu afluente, o rio Paiva. Inaugurada em 2011, 23 anos após o encerramento da antiga Linha do Dão, que havia sido criada em 1890, faz a ligação entre os concelhos de Tondela, Viseu e, claro, Santa Comba Dão.

 

0596-EcoPista2011-06-23-copia.jpg

 

Ainda que possa ser percorrida a pé, recomenda-se a utilização da bicicleta para a descoberta deste caminho que, partindo de Santa Comba Dão, percorre a antiga linha de comboios, seguindo o curso do rio e as suas curvas, tendo sempre como paisagem de fundo a natureza típica da região.

 

A ausência de grandes desníveis, aliada ao bom pavimento, em cimento – pintado de azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu –, torna-a bastante acessível para todo o tipo de caminhantes, ciclistas ou corredores.

 

Somos meninos para ir experimentar isto já este verão. Isto partindo do princípio que este ano vamos ter verão, claro.  

 

0809-EcoPista2011-06-23-copia.jpg

0995-EcoPista2011-06-23-copia.jpg

1240-EcoPista2011-06-23-copia.jpg

1302-EcoPista2011-06-23-copia.jpg