Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Like A Man

Like A Man

E agora Huawei?

huawei (1).jpg

Está em todos os jornais: a norte-americana Google anunciou que vai deixar de fornecer updates e novas versões do seu sistema operativo para os smartphones da marca chinesa Huawei. O finca-pé entre Trump e o governo chinês deu nisto. Parece que alguém ligou o “complicómetro” geopolítico. 

Contudo, faz-nos pensar que, no que toca a sistemas operativos, vivemos num mundo completamente dominado por duas marcas. A Apple apenas disponibiliza o seu sistema para os seus produtos, já a Google "espalhou-se" pelo resto do universo das marcas de fabricantes de dispositivos móveis.  

Hoje o Android é o sistema operativo mais usado no mundo. Em tempos a Nokia teve o Lumia, que abandonou. A Microsoft lançou o seu próprio sistema e pouco mais tarde abandonou. Resta-nos, pelo menos no mundo Ocidental o iOS e o Android.

Assim sendo, o que vai acontecer com a Huawei? Uma das marcas que mais clientes tem conquistado, sobretudo em Portugal. E que está a roubar percentagem de mercado a marcas como a Samsung e a própria Apple.

Se no mercado chinês, onde grande parte das aplicações da Google já são proibidas, não haverá muita diferença, nos restantes mercados ocidentais esta nova situação pode ser um grande problema para a Huawei. Será que isto tudo vai afetar as vendas da marca na Europa? Aliás, segundo uma notícia do Diário de Notícias, 35% dos smartphones vendidos em Portugal são da marca chinesa. As vendas vão ressentir-se? Que solução irá encontrar a Huawei? Que apps poderá depois correr se inventar um novo sistema operativo?

E vocês, leitores, se tivessem de comprar um Huawei por estes dias ainda o fariam?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.