Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Like A Man

27 de Março, 2017

A Casa do Gerês (que podia ser do Sean Connery)

João NC

CARVALHOARAUJO_GERES_1189.jpg

Aqui há umas semanas falámo-vos de um produto da arquitectura portuguesa que estava a fazer sucesso lá por fora, num excelente exemplo de recuperação de um apartamento de cidade.

 

Hoje, vamos passear até ao campo, mais concretamente até ao Gerês. É lá que mora este extraordinário projecto de habitação do Atelier Carvalho Araújo, que nos remete para uma sensação de retiro e, sobretudo, de evasão de tudo o que representa o rebuliço da cidade. É uma espécie de Yang nesta lógica de contraponto com a vida urbana, aqui muito bem explorado com o aproveitamento das encostas envolventes para revelar as suas formas. E que formas, senhores.

 

 

CARVALHOARAUJO_GERES_1234.jpg

Localizada na encosta íngreme do Vale da Caniçada, onde outrora existia uma habitação e um ribeiro, a Casa do Gerês revela-se o encontro perfeito entre cimento e madeira, num estilo muito masculino, dizemos nós. E isso também passa pelo seu carácter sedutor mas sem grandes floreados, ainda assim capaz de nos conquistar ao primeiro olhar. Se esta casa fosse um homem estaria na linha de um Steve McQueen ou Sean Connery, mas à portuguesa (a ideia de um sex symbol minhoto é algo de francamente entusiasmante, certo senhoras?).

 

CARVALHOARAUJO_GERES_1083.jpg

Ao anoitecer revelam-se outras cores, outras formas, e todo um outro nível de intimidade com este símbolo de sexinest minhota, transportando-nos para um ambiente (ainda mais) bucólico.

 

CARVALHOARAUJO_GERES_1291.jpg

CARVALHOARAUJO_GERES_1310.jpg

CARVALHOARAUJO_GERES_1316.jpg

Os interiores, mais do que um sinal de bom gosto, são o reflexo fiel de todo o ambiente que o Gerês nos transmite de uma forma muito natural. Calma, equilíbrio e harmonia são sinónimos desta Casa que abre as portas à luz natural para nos receber com um abraço apertado, como fazemos aos velhos amigos.

CARVALHOARAUJO_GERES_1115.jpg

CARVALHOARAUJO_GERES_1283.jpg

CARVALHOARAUJO_GERES_5158.jpg

CARVALHOARAUJO_GERES_5167.jpg

Uma pena, não sermos nós amigos dos proprietários, para aqui podermos passar uma temporada. Seríamos muitos felizes com este nosso amigo apreciador das coisas boas da vida. Sempre numa lógica de male bond, naturalmente.

CARVALHOARAUJO_GERES_1215.jpg

CARVALHOARAUJO_GERES_1234.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.