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Like A Man

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A BMW C1 pode estar de regresso, agora em formato mais ecológico

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Quem se lembra da BMW C1, a scooter de 125cc lançada no final do século passado (produção de 1999 a 2002), que dispensava a utilização de capacete, vinha equipado com cinto de segurança e que, supostamente, protegia o condutor das intempéries?

Sim, parece que foi há uma eternidade que a marca alemã lançou e deixou de produzir este epifenómeno falhado, mas a verdade é que passaram “apenas” 17 anos desde o seu desaparecimento. Os suficientes para a BMW achar que vale a pena um comeback, já que pode estar para breve um sucedâneo deste mesmo produto, agora em formato eléctrico.

É certo que o mercado mudou bastante. Se compararmos o número de motos que agora circulam nas estradas portuguesas com as que o faziam no início dos anos 2000, percebemos que há muito mais procura para veículos de duas rodas, e ainda bem – dizemos nós.

Depois de um primeiro protótipo chamado C1-E, revelado em 2009 (imagem em baixo), e depois do modelo C Evolution que já circula (um) pouco por aí, sabe-se agora que BMW apresentou um pedido de patente nos Estados Unidos que deixa antever uma estrutura de protecção integrada no modelo actual, que mantém a estrutura com baterias, suspensão, rodas e guiador, instalando um novo cockpit com banco integrado e encosto.

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O protótipo C1-E (2009)

 

No que à mecânica diz respeito, acredita-se que não devem existir grandes diferenças, mantendo-se o motor eléctrico de 35 kW (48 cv) e a bateria de 12,7 kWh, que lhe garante uma autonomia de 160 km na versão actual. O peso extra irá, provavelmente, reduzir um pouco a distância que é capaz de percorrer.

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BMW C Evolution

 

Quanto ao mercado-alvo para este produto, ver-se-á qual o posicionamento da marca, mas em Portugal não deverá andar longe de um público urbano que tem vindo a ser “empurrado” a viver na periferia, e que já procura alternativas de mobilidade mais práticas e cómodas do que os transportes públicos e, de preferência, não muito dispendiosas. Vamos, por isso, acreditar que esta nova proposta da BMW não custa o mesmo que um pequeno T0 na periferia.

As imagens do pedido de patente:

Patente Cab 4.jpg

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Patente cabine C Evolution3.jpg

 

 

 

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