15 de Novembro, 2016
7 ensinamentos que não se aprendem nos bancos da escola/universidade.
LiAM

- Um curso superior pode ser inútil por variadíssimas razões. Por isso, é importante saber dar tudo e arrasar numa entrevista de emprego, estar preparado para trabalhar noutras áreas que não a nossa e, acima de tudo, respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo seu grau académico.
- Amor e relacionamentos? Não tem nada a ver com o nível de educação ou a quantidade de dinheiro que possamos ganhar. Vão aprender que muitos outros factores importam. Importa sermos homens decentes e aprender a amar a um nível de grande honestidade, por exemplo.
- Aceitem o vosso lado introvertido ou extrovertido. Temos de aprender, efectivamente, sobre quem somos no nosso próprio espaço. Terminando o curso, acabaram-se as salas de aula, rapazes. Há que aprender a viver com isso. E, sobretudo, connosco próprios. Sim, temos que nos aturar até ao fim da vida.
- Todos podemos aprender muito mais sobre nós mesmos, outras pessoas e a própria vida, viajando. E podemos (devemos!) fazê-lo sozinhos. Vão conhecer pessoas de outras culturas! Tudo o que aprenderem, dificilmente encontrariam nos livros da escola. Aqui a escola é outra.
- Passem mais tempo com os vossos pais. Acima de tudo, por uma grande razão: durante todo o tempo em que estiveram a estudar, e a torná-los ainda mais orgulhosos, eles estavam a envelhecer. Ao contrário de vocês, eles pararam de crescer há muito tempo.
- A paixão não vai resolver todos os vossos problemas. Simplesmente não. Ok?
- Para serem bem sucedido nos negócios, vão precisar de muito mais do que um conhecimento aprofundado de modelos de negócios. Continuem (sempre) a tentar descobrir o que funciona melhor no vosso caso particular.