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Like A Man

21 de Maio, 2020

5 dicas para dormir melhor

LiAM

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Quem nunca teve dificuldade em adormecer e/ou dormir em tempos de pandemia atire a primeira pedra. Quase todos, senão todos, já passámos por isso. Pelo stress do desconhecido que está a ser esta fase da pandemia. Pelos problemas profissionais e, claro, o mais importante, pela saúde, quer nossa quer de familiares. 

Dormir tem sido, para muitos, um verdadeiro suplício. Já andávamos a pensar escrever sobre o assunto, mas recebemos 5 dicas que três empresas - Urban Sports, IKEA e FNAC - nos enviaram e vamos aproveitar as indicações para nos ajudar a descansar melhor. Aqui ficam as recomendações. 

 

  1. A prática de exercício físico

É sabido que o exercício físico pode ajudar a diminuir os níveis de stress e ansiedade, contribuindo, assim, de forma positiva para a qualidade do sono. E, quando combinado com outros fatores, pode ter um impacto muito significativo no bem-estar físico e mental. Quando as pessoas passam muito tempo sem se movimentarem – seja por estarem em casa de quarentena, ou por trabalharem muitas horas sentadas em frente a um computador –, podem sentir-se menos cansadas no final do dia. É, por isso, importante continuar em constante movimento e permanecer ativo para manter um estilo de vida saudável e desfrutar de uma bela noite de sono. Mantendo a atividade física durante o dia, uma boa noite de sono é essencial para restaurar os músculos, e só com um bom descanso é que será possível aproveitar todos os benefícios que o exercício físico pode trazer e, claro, levar o corpo a testar novos limites e desafios.

  1. Uma boa leitura antes de dormir

O hábito de ler é reconhecido como um grande aliado quando o sono teima em não chegar. Reservar um momento antes de dormir para ler aquele livro que há muito anda a ser adiado, pode ajudar a descansar. Ler ajuda a aliviar o stress, pois a leitura permite desligar do mundo real, aliviando tensões musculares e diminuindo o ritmo de batimentos cardíacos. Em apenas 20 minutos é possível sentir o relaxamento causado pela leitura de um livro. Nada como ter um bom livro na mesa de cabeceira.

 

  1. A importância de criar um ambiente calmo

Há muitos fatores que contribuem para a qualidade do sono. Um deles é, sem dúvida, a qualidade do ambiente envolvente, que deve ser tranquilo e propício ao descanso. O conforto, a temperatura, a luz, a qualidade do ar e o som, são os 5 elementos essenciais que proporcionam o ambiente ideal para uma boa noite de sono. 

 

  1. Desligar os ecrãs

Durante este período, é significativamente importante não estar dependente da Internet, de maneira a permitir que a mente se desligue do mundo digital. A utilização de dispositivos eletrónicos antes de dormir pode afetar negativamente o sono, devido aos seus estímulos psicológicos e fisiológicos. A utilização deste tipo de dispositivos pode atrasar o relógio interno do sono, o que suprime a libertação da melatomina – hormona indutora do sono – sendo, assim, mais difícil adormecer. Além disso, mesmo as luzes LED dos aparelhos em standby ou em carregamento podem ter impacto na qualidade do sono. Por isso, o ideal é carregar o telefone, tablet e computador portátil fora do quarto, de maneira a não olhar para os aparelhos digitais durante a noite.

 

  1. Aprender a gerir o stress

Organizar a semana, definir prioridades e delegar tarefas sempre que possível. Reservar algum tempo para realizar algo benéfico e divertido, que seja perfeito para esquecer as preocupações, pode ser ideal para uma semana tranquila e garantir uma noite mais tranquila. Há várias coisas que se podem fazer para ajudar: dar um passeio curto, conversar com um amigo através de videochamada, ou a prática de yoga ou pilates, são exemplos de atividades que podem ser praticadas enquanto estamos por casa e que vão contribuir para uma noite mais calma, e, com isso, para o bem-estar físico e mental.

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